Respostas aos equivocos relacionados ao meu Foursquare

Aja antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus atos. (Confúcio)


Já fazem alguns anos que eu uso o Foursquare, um aplicativo bem interessante voltado para geolocalização + mídia social, que neste ano tem tido grande volume de inscrições por conta das facilidades de se ter um smartphone no Brasil e no mundo.
Todavia, este grande número de novos usuários tem feito com que desavisados utilizem o aplicativo por alguns dias e já se achem não só o prefeito, mas o presidente do app.

No Twitter e em outras mídias sociais que participo tenho recebido discussões sobre a quantidade de prefeituras e check-ins que tenho. Então resolvi por bem, esclarecer isso aqui no meu blog.

Por que eu tenho mais de 6 mil check-ins?

- Utilizo o Foursquare há 3 anos e faço check-ins diários com uma média de 10/dia ou mais.

Por que eu tenho tantos badges?

- Pelo simples fato de viajar muito, conhecer lugares novos e desbloquear tais medalhas.

Por que eu tenho mais de 200 prefeituras?

- As duas respostas anteriores já dão ideia do motivo de tantas prefeituras, porém outro motivo é que a cidade que eu moro e as demais cidades que visito não têm muitos usuários ativos no Foursquare, então em 2 dias visitando o local em um intervalo de tempo de 60 dias já consegue-se uma prefeitura.

Eu faço check-ins em massa?

- Absolutamente não! Até porque o próprio Foursquare tem um filtro que não permite vários check-ins seguidos sem um bom intervalo de tempo. Portanto, mesmo se eu quisesse, não conseguiria!

Eu faço check-ins sem estar no local?

- Há outro filtro do app que não permite check-ins à distância. Até porque o check-in é para ser feito quando se está no local indicado e como já dito, o sistema do Foursquare é baseado em geolocalização que é emitido via GPS ou Wi-Fi. Portanto, não há como fazer check-ins fantasmas :)

Considerações finais

Quando entrei no Foursquare tinham cerca de 10 locais registrados. Desde então, eu criei mais de 250 locais só em Araguari, MG e editei corretamente (nome, rua, número, cidade e etc) em mais de 300 LOCAIS, contando os criados por mim. Como disse uma colega, "eu coloquei o Araguari no mapa do Foursquare, literalmente."

Números podem, às vezes, espantar e gerar certa revolta. Mas como profissional da área digital e como conhecedor das políticas do site eu posso afirmar que utilizo o Foursquare seguindo as condutas de bom uso!

Aos que criticam sem saber, aqui estão as explicações.

Sobre o autor: Publicitário, especialista em redes sociais e social media marketing. Palestrante, blogueiro, solteiro e apaixonado por literatura. Facebook | Twitter | LinkedIn | Google+ | [ Saiba Mais ]