
Escrever artigos interessantes e que proporcionam ao leitor uma boa experiência, é um dos grandes desafios dos escritores e blogueiros.
Porém, com a popularização do Twitter, algumas coisas mudaram devido ao estilo microblog de se escrever.
Com este novo estilo de comunicação web, muitos escritores (profissionais ou amadores) ganharam (ão) algumas habilidades. Veja algumas:
O Twitter te força a ser lacônico
Ser lacônico é se expressar com poucas palavras, de forma breve e sucinta.
O Twitter desenvolve isto no escritor, pois limita o usuário a escrever apenas 140 caracteres e neste curto número de letras te força a expressar sua ideia de um jeito claro e eficaz.
Tal eficiência se dá pelo fato de que 140 caracteres podem ser lidos facilmente em menos de 10 segundos, ou seja, provavelmente um tweet será lido.
Analisando a situação como um blogueiro que deseja criar uma postagem interessante, o ato de ser breve em suas colocações sem perder a expressividade e clareza do post é algo muito bom.
São raros os leitores que ficam lendo um post de 5 mil caracteres. Ser lacônico é uma necessidade da escrita web.
O Twitter melhora seu poder de edição
Ler e reler um texto dezenas de vezes antes de postar é algo bastante comum entre os blogueiros (de qualidade) que utilizam muito a parte textual em suas postagens. Todavia, criar várias alterações diferentes no texto torna-se até um exercício de paciência em algumas situações. Com o Twitter não é diferente!
Certamente o Twitter te ajuda bastante quanto à sensibilidade de edição na escrita.
O Twitter enriquece seu vocabulário
Como já foi dito, no Twitter é necessário ser
breve em tudo o que se posta. No entanto, um problema é recorrente por conta
deste limite de caracteres. A falta de clareza.
Na busca de expressar uma ideia ou uma resposta, acabamos colocando muitas palavras abreviadas (vc, blz, cntg) num único tweet e às vezes, isto torna a mensagem difícil de ser entendida.
A única saída nessa busca de ser compreendido é expressar com exatidão o que deseja e isso só é possível com um vocabulário rico, onde qualquer pessoa assimilará a mensagem.
Além disso, o microblog te ajuda na elaboração correta do texto, respeitando regras básicas da língua portuguesa, como o uso dos afixos, vogais/consoantes de ligação, predicados verbais, semânticas e etc.
Uso o Twitter desde 2008 e confesso que ele sempre me ajudou bastante como escritor e se tu usá-lo com uma certa sensibilidade linguística, ele certamente te ajudará também!